Escrever online de forma eficaz - as nossas melhores recomendações

Todos nos deparamos com um monstro quando precisamos criar conteúdos para colocaronline no nosso site: o monstro da página em branco.

O que dizer já sabemos, mas a forma como vamos colocar as ideias numa página online tem que ser obrigatóriamente, muito diferente da forma como o fazemos para impressão.

Uma das técnicas mais eficazes é a técnica da pirâmide invertida, precisamente o oposto de uma narrativa formal e tradicional e pcriada especificamente para a escrita online. É simples: começa-se pelo fim, ou seja, o tópico principal do assunto em questão (ou a conclusão) deve abrir o artigo, seguido de informação de apoio e outros detalhes relevantes; terminando com alguma história ou dados gerais para contextualizar o assunto apresentado.

Com a informação chave em destaque, é mais fácil prender de imediato o visitante do site. Depois, devemos ainda fazer bastantes parágrafos nos nossos textos pois blocos de textos com mais de 200 caracteres são muito difícies de assimilar se lidos em smartphones ou tablets e permitem uma maior desconcentração do leitor, pois tem que estar constantemente a fazer scroll no seu ecrã. NUNCA usar aspas ou apóstrofes, pois cortam o o código dos textos e impedem as palavras presas de serem filtradas pelos motores de busca.

Se quiser dar destaque a frases ou palavras específicas, altere as cores, faça itálico, use o bold. Seja simpático e eficiente e ao introduzir imagens preencha sempre o ALT. Torna assim os seus conteúdos acessíveis para pessoas com necessidades especiais e mostra um profissionalismo acrescido ao conteúdo apresentado.

De preferência, fale sempre na primeira pessoa do plural, afinal está a fazer uma apresentação da SUA empresa e serviços a outro e não a apresentar a empresa e serviços do vizinho do lado.

Por fim, seja claro, acessível e sintético, principalmente na primeira página do seu site, na página de entrada, de forma a que os seus visitantes, logo no primeiro momento de impacto com o seu negócios, compreendam e se sintam confortáveis com a informação que lhes é apresentada. Cristina Brites